5- A solução de Deus

solucao de deus

Na lição anterior vimos que o homem sempre procurou meios de alcançar a Deus e também de preencher o seu vazio interior. Contudo, ele verificou que todos esses artifícios sempre ficam muito aquém do esperado. Assim, temos que concluir que se não houver uma intervenção de Deus a nosso favor, estaremos perdidos. Felizmente Deus providenciou uma saída para esse impasse. Vamos conhecer este plano.

O Plano de Deus

Em Romanos 6:23 lemos: O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. A primeira parte desse versículo fala sobre a consequência do pecado – a morte eterna. Por causa da desobediência do homem em seguir a proposta de Satanás, a morte física e espiritual veio como consequência. É justamente isso que verificamos na história humana. Ela é marcada por guerras, violências, suicídios, homicídios e relacionamentos quebrados.

A segunda parte do versículo nos apresenta o outro lado – a vida eterna. A Bíblia afirma que Deus é amor, e que providenciou um plano de salvação do homem através de Jesus Cristo – a vida eterna como um dom gratuito de Deus. Ela é um presente de Deus e não resultado das nossas obras. Em João 3.16 também está escrito: Deus tanto amou o mundo que deu o seu filho Unigênito (único), para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Para salvar o homem, o próprio Deus providenciou a solução, enviando Jesus Cristo, para buscar e salvar o perdido. Essa é a marca da verdadeira religião – Deus descendo para buscar o homem, e não o contrário.

Mas Quem é Jesus?

Antes mesmo de Jesus ter nascido em Belém, os profetas já falavam da vinda do Messias, do Salvador. Muitas profecias do Antigo Testamento se cumpriram literalmente em Jesus. Também no Novo Testamento, muitas passagens falam da divindade de Jesus. Em João 1:1 lemos: Ele estava com Deus, e era Deus. O apóstolo Paulo afirmou que Jesus era a imagem do Deus invisível.

O que Jesus Veio Fazer Por Nós?

Em Romanos 5:8 aprendemos que Jesus veio morrer em nosso favor: Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Em 1 Pedro 2:24, também lemos que naquela cruz, ele carregou os nossos pecados: Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro.

Alguns séculos antes da vinda do Messias, o profeta Isaías, no capítulo 53, verso 5, já profetizava sobre a Sua obra em nosso benefício. Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

Alguns dias antes da sua morte Jesus afirmou ser o caminho, a verdade e a vida, e que ninguém iria ao Pai, a não ser por Ele. Ele é o único caminho para Deus. Não existe nenhum outro intermediário, alguém que possa fazer essa ligação entre Deus e nós. Quanto a isso o apóstolo Paulo disse: Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus – 1Timóteo 2:5.

Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Atos 4.12

As profecias a seu respeito, o testemunho das pessoas, os seus milagres e as declarações que fez a respeito de si mesmo, comprovaram a sua divindade. Ele era uma pessoa singular, que tinha as credenciais para salvar o homem. Foi isso que Ele disse em Lucas 19.10: O filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.

Na cruz, antes da sua morte Ele também disse: Está tudo consumado ou seja, a dívida para com Deus estava paga com o sangue de Jesus. Isso significa que o próprio Deus sofreu as consequências do pecado em seu corpo, oferecendo agora a salvação gratuitamente. Assim, a vinda de Jesus significa a vinda de Deus para resolver o problema da morte e da separação causados pelo pecado.

Diante de tudo que Deus fez por nós o que precisamos fazer para receber essa salvação? Veja a última lição.

Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo. 2 Coríntios 5.18
Assista ao vídeo “esse é meu meu Rei” para saber mais ainda sobre quem é Jesus.
Anúncios

2 comentários sobre “5- A solução de Deus

  1. Micheline disse:

    Gostei do estudo 4 e 5. Goataria de uma orientaçaõ. Sinto dificuldade em prosseguir nos cultos . Quando passo uma luta na Igreja , paro em casa , mesmo tendo convicção da minha salvação em Cristo ! Como devo agir para prosseguir sempre ?

    • T. Zambelli disse:

      Olá Micheline.

      Estar salvo não significa estar sempre disposto a servir e obedecer ao Senhor. Não sei exatamente o significado de “prosseguir nos cultos”, mas imagino que seja seu entusiasmo e alegria em, com os irmão, louvar, comungar e aprender da Palavra.

      Lutas são diárias. É importante que nós lutemos de acordo com a Palavra de Deus, ou seja, segundo as orientações que Ele nos dá, caso contrário, nossa atitude poderá responder contra nós mesmos. Em outras palavras, a nossa resposta às lutas diárias são fundamentais para manter nossa alegria no lugar certo: em Jesus Cristo.

      Minha dica, Micheline, é que (1) você ore a Deus e converse com Ele sobre isso. (2) Devote tempo para aprender a partir da Bíblia. Note, em especial, quão importante é o relacionamento que cada um de nós deve ter com a Igreja, o corpo de Cristo. (3) Não fomos criados para uma vida sozinho… Essa vida corporativa (do Corpo dEle) é desejo dEle para nosso crescimento mútuo. Compartilhe seu coração com irmãos e irmãs piedosas, que você reconhece que irão lhe ouvir atentamente e lhe ajudar. Uma boa marca destes homens e mulheres de Deus é seu conhecimento da Palavra e como eles sempre usam seu conhecimento dela aplicada à vida diária.

      Deus lhe abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s